6 aplicativos para recuperar dados apagados

 

Poucas coisas são tão irritantes quando apagar ou perder arquivos sem querer. Por isso, a equipe do Download da Hora fez uma lista com alguns dos melhores aplicativos para você recuperar dados perdidos, estejam eles em pastas compactadas corrompidas ou partições perdidas do HD.

Recuva

O Recuva é um software para recuperação de arquivos importantes apagados acidentalmente. Dono de um eficiente sistema que varre pastas ou drives externos em buscas de arquivos recuperáveis, o Recuva oferece ainda um recurso para refinar a pesquisa dos dados apagados. Com isso, o internauta consegue configurar o software para buscar somente músicas e fotos que foram deletadas.

Depois de encontrar os arquivos, o Recuva mostra detalhes sobre eles, como data de modificação e tamanho em KB, e até um preview do dado “morto”. Arquivos apagados da lixeira do Windows são facilmente resgatados. O mesmo acontece com músicas e fotos de MP3 Players, celulares e outros dados armazenados em memórias flash. O ideal, porém, é que o resgate dos arquivos apagados seja feito rapidamente, antes que novas informações sejam escritas por cima das antigas.

Baixe o Recuva pelo Downloads INFO.

Easeus Partition Recovery

Easeus Partition Recovery é um software que vasculhar as partições perdidas em todos os HDs do computador. Portanto, é uma boa opção para quando o HD para de funcionar. Se o problema estiver na própria partição do Windows, ou seja, você não consegue rodar nada, há um pacote específico do aplicativo para esse fim, que deve ser usado junto com os discos do sistema operacional para montar um novo DVD de boot, que roda o Partition Recovery.

O problema do Easeus Partition Recovery está na imprecisão das partições encontradas. Pode ser que o software encontre partições não existentes. Porém, caso isso aconteça, o aplicativo mostrará que não é possível fazer a recuperação do disco.

Baixe o Easeus Partition Recovery pelo Downloads INFO.

Ashampoo Undeleter

Ashampoo Undeleter é um programa capaz de recuperar documentos apagados e permitir a restauração deles como no formato original, na pasta em que o usuário quiser. A interface é simples e bem organizada. Por meio dela, o usuário pode selecionar o drive desejado. Então, pode fazer a pesquisa.

Ao final, é exibido um relatório com o arquivo ou pasta, a extensão, o tamanho e o status, o qual pode variar entre bom, pobre ou perdido. O status é muito importante porque com ele, o usuário pode saber se o software conseguirá recuperar o item desejado ou não.

Porém, é possível que mesmo assim o Ashampoo Undeleter não consiga recuperar seus arquivos, até mesmo com status bom. Há também a possibilidade de realizar a restauração, mas o arquivo não abrir corretamente.
Baixe o Ashampoo Undeleter pelo Downloads INFO.

Zip2Fix

Zip2Fix é um software capaz de recuperar arquivos corrompidos de pastas compactadas. Isso porque é muito comum fazer download de arquivos ZIP e RAR e encontrar documentos corrompidos.

Ao abrir uma pasta zipada, o software realiza a procura por arquivos corrompidos. Durante o processo, é possível observar os resultados por meio de um painel da interface. Ao final, é gerada uma pasta compactada com todos os arquivos salvos, inclusive os que antes estavam corrompidos. Há também a opção de gerar um arquivo no formato TXT com o relatório gerado pelo aplicativo.

É interessante destacar que o Zip2Fix não exige instalação. Por isso, ele pode ser carregado em dispositivos portáteis e aberto em qualquer computador, o que torna o uso da ferramenta ainda mais simples.

Baixe o Zip2Fix pelo Downloads INFO.

DiskDigger

O DiskDigger é um software para restauração de arquivos deletados em HDs, pen drives e outros discos. O DiskDigger faz uma análise no seu disco, detecta arquivos deletados, tenha sido por acidente ou mesmo arquivos que não pareciam importantes, e os apresenta para o usuário.

A exibição pode ser dos arquivos isoladamente, ou através de uma árvore de diretórios, mostrando o local de origem de cada arquivo. O programa, vale acrescentar, oferece a possibilidade de buscar pelo nome, facilitando em muito o trabalho de procura pelo arquivo. Após localizado, o usuário apenas tem de salvá-lo, o que pode ser feito em qualquer lugar, e não apenas na pasta onde se encontrava inicialmente.

Baixe o DiskDigger pelo Downloads INFO.

DataRecovery

O DataRecovery é um aplicativo prático, que não requer nem instalação para salvar arquivos perdidos. Os sistemas de arquivos FAT12, FAT16, FAT32, NTFS e EFS são compatíveis com o programa. Para recuperar arquivos, o usuário só precisa iniciar o aplicativo e digitar parte do nome do arquivo deletado no campo de buscas.

Contudo, não são todos os arquivos que podem ser recuperados. Isso porque o procedimento está sujeito a diversas variáveis, as quais vão desde a configuração de sua máquina até o tempo decorrido do momento em que o arquivo foi deletado.

Baixe o DataRecovery pelo Downloads INFO.

 

Fonte: INFO